domingo, 11 de dezembro de 2011

Se Avexe Não - Academia Vera Passos.

Enfim, mais um festival da Academia Vera Passou, e esse ano o festival adulto " Se avexe não" reconta através do jazz, sapateado e dança urbana, três marcos da cultura nordestina, suas festas, sua religiosidade e seu artesanato. Olhem ai  alguns figurinos.






O festival começou ontem, e sinceramente, está perfeito. A perfeição vinha desde a iluminação, que por sinal deu um toque super especial na apresentação, a coreografia, sem contar no figurino, que como vocês viram, está perfeito. A cada entrada era uma surpresa, e eu ficava me perguntando: -O que mais falta?! O espetáculo, mostrou os elementos nordestinos, de uma forma esplendorosa. Aliás, capricharam muito no tema, que foi "Se Avexa Não", não tem coisa melhor que nosso nordeste, e souberam representar muito bem ele! Parabéns a todos que contribuíram para esse espetáculo, foi lindo. Essa foi minha primeira vez, e fiquei apaixonado pelo desempenho que a Academia Vera Passos, apresentou lá! Eu queria parabenizar a minha prima, Emanuella Maciel, que participou do espetáculo !Já estou esperando ansiosamente, o próximo festival !
Boa Noite.
Beijos. 
Mateus Maciel.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Se avexe não .



Mais um dos sucessos da "Academia Vera Passos" !


A Academia Vera Passos através do espetáculo “se avexe não!” utiliza as diferentes linguagens corporais otimizadas nos corpos através da dança propondo uma reflexão sobre a necessidade do resgate cultural da identidade nordestina, ressaltando a importância de se conhecer e preservar na memória as raízes culturais regionais. O propósito é de fomentar uma reflexão sobre a importância das raízes culturais de um povo, no sentido da afirmação de sua identidade e pertinência a sua região dentro de um mundo globalizado.
Utilizando o jazz dance, o sapateado e a dança urbana “se avexe não!” reconta três marcos da cultura nordestina, suas festas, sua religiosidade e seu artesanato, em um espetáculo divido em três partes essenciais que se interligam formando uma única peça trazendo ao público uma modernização do passado com a fusão entre sanfona , triângulo, pífaro, a caixa e o zabumba -instrumentos musicais locais -, com guitarra, sampler, pick-up e mixers – estrangeiros, importados -, caracterizando a criação de um ritmo inovador, híbrido, que concomitantemente transita pelas vias da localidade nordestina quanto nas contemporâneas de um mundo globalizado. Com a evidência do local e do global interagindo, trocando fluxos, mostrando a cultura nordestina sob o prisma contemporâneo.
10,11 e 12 de dezembro ás 21:00h teatro Via sul Shopping.
Ingressos a venda na Academia Vera Passos.
Estarei lá, no sábado dia 10, pra conferir de perto, mais um sucesso .

Ensaio da Janne Ruth .

Sábado fui assistir o ensaio do espetáculo :

Le Réveil de Flore - Despertar de Flora


 

Libretto:


Cena 1 — É noite. Flora, a Deusa da Primavera, dorme profundamente com suas ninfas; Diana, a Deusa da Lua, guarda a paz. Com o aproximar do amanhecer, um fescor é sentido no ar. Diana se esconde em meio às nuvens.
Cena 2 — Aquilon, o Vento do Norte, passa com ares de tempestade pelo local; seu frio hálito de vento desperta Flora e a força a buscar refúgio nas folhagens. O aparecimento do orvalho gelado deixa Flora desesperada, e ela implora a Aurora, a Deusa do Amanhecer, que as ajude.
Cena 3 — Aurora consola Flora com gentil cuidado, e anuncia que Apollo, o Deus do Dia, que irá dar fim ao seu sofrimento, segue atrás delas. Aurora, Flora, e sua ninfas executam uma valsa.
Cena 4 — Com o aparecimento do resplendoroso Apollo, tudo se torna animado. Tomado pela beleza de Flora, Apollo a beija. Neste momento, Zephyr, o Deus do Gentil Vento do Oeste, voa para os braços de sua amada Flora. Ele é seguido por Cupido e seus pequenos amours. "Você deve seu sua parceira”, Apollo diz a ela, "É a vontade dos Deuses." Todos estão felizes; Cupido, amours, e ninfas vibra, pela felicidades dos amantes. Um clássico Pas d’action é dançado.
Cena 5 — Mercury, mensageiro dos Deuses, anuncia Hebé, a Deusa da Juventude, e Ganymede, copeiro dos Deuses. Eles presenteiam Flora e Zephyr com uma taça de néctar e proclamam que Jupiter os deu juventude eterna.
Cena 6 — Uma procissão. A carruagem de Bacchus e Ariadne é acompanhada por bacantes, sátiros, faunos, silvanos, e outros. Um Grand pas é dançando por todos juntos, seguido por um grande finale.
Apoteose — O Olimpo é revelado; Jupiter aparece, Juno, Neptune, Vulcan, Minerva, Ceres, Mars, Pluto, Proserpina, Venus, e outros também. 

O espetáculo será o dias 16 e 17 de dezembro .
O espetáculo está realmente lindo, não poderei ir, por que estarei em Natal-RN, mas vou está torcendo por todos de lá mesmo !!
Parabéns pelo sucesso !!

sábado, 3 de dezembro de 2011

Compõem Tutorial - Black Swan (Natalie Portman) Inspirado.

Victoria's Story...

Cia. jovem

Em 2008 a Escola Bolshoi sentiu a necessidade de criar uma Companhia Jovem, para colher os frutos dos talentos desenvolvidos na instituição. A consolidação da Companhia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (ETBB) responde à demanda por crescimento e desenvolvimento da dança no país.


O padrão de excelência que os bailarinos da Cia. Jovem adquiriram desde sua formação, faz com que sejam reconhecidos em todos os seus trabalhos. A proposta é manter-se ativa em apresentações públicas constantes; seus artistas atuam como agentes formadores de platéia e incentivadores de novas gerações.


A Cia. Jovem ETBB completou, no mês de março de 2010, seu terceiro ano de atividades e é formada por bailarinos formados na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Bailarina .

Toda bailarina pela vida vai levar, sua doce sina de dançar, dançar, dançar.

Cia de Dança Maria Ester .

Dança Tempos Modernos, onde a CIA DE DANÇA do Colégio Maria Ester dançou na VIII Mostra de Artes e Cultura, cujo o tema foi : " Desfiando idéias, Costurando criatividade " .

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Suor, disciplina e muita emoção...

O final do ano está cada vez mais próximo e com ele as avaliações da Escola Bolshoi. Há duas semanas, os alunos, professores e pianistas, estão mostrando a convidados e banca avaliadora o resultado artístico de 2011. Uma das avaliações foi até prestigiada com a presença da bailarina Cecília Kerche e o Senador Luiz Henrique da Silveira, Patrono fundador da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que assistiram o teste de uma das turmas de formandos deste ano.

Suor, disciplina e emoção são características que se percebem ao longo dos exames, que exigem perfeição, bom rendimento e concentração dos alunos bailarinos. A emoção se dá com o abraço do professor, do amigo de turma, do amigo de escola, ao final dos testes.

As expectativas nas avaliações finais se tornam ainda maiores para os 36 jovens que realizam suas últimas aulas como alunos do Bolshoi Brasil. Em dezembro, eles recebem o diploma de bailarinos profissionais e partem para o início de uma nova etapa na vida.

As atividades da Escola Bolshoi encerram no dia 8 de dezembro, às 19h, com o auto de natal, na sala Agrippina Vaganova, gratuito e aberto a comunidade. Venha conferir!





Fonte: Bolshoi Brasil .

    Fruto da arte .

      Em 2011 a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realizou 57 apresentações artísticas e 11 espetáculos de formação de           plateia. Levou arte, cultura e tradição a sete estados e 24 cidades do país.

      Entre cruzeiro marítimo, congressos, festivais, turnês, feiras e eventos empresariais, a instituição foi a um público de   75 mil pessoas, que prestigiaram diferentes apresentações, como Divertissement, Gala Bolshoi, temporada de dança   contemporânea e balés como “Don Quixote”, “Giselle” e as danças polovitzianas extraídas da ópera “O Príncipe Igor”.

     Confira alguns dos espetáculos que marcaram o ano de 2011:

      Foto Nilson Bastian.

      Foto Nilson Bastian.

      Foto Aurea Silva

      Foto Chico Maurent

      Foto Vanderléia Macalossi

      Foto Nilson Bastian
      Fonte: Bolshoi Brasil .
    Fonte: Bolshoi Brasil .
    Procurando bem todo mundo tem pereba, marca de bexiga ou vacina, e tem piriri, tem lombriga, tem ameba. Só a bailarina que não tem ...

    Dança ...

    É um riacho de expressões e conhecimentos, onde nos libertamos, e vivemos a liberdade ao pé de letra !